Investimentos do Icprev estão enquadrados na política e resolução Conselho Monetário Nacional

Os ativos do Instituto Canoinhense de Previdência (Icprev) estão diversificados e enquadrados na política de investimentos e resolução Conselho Monetário Nacional (CMN) nº 4.963/21. A avaliação é do consultor Ronaldo de Oliveira de valores mobiliários registrado na Comissão de Valores Mobiliários.

Visando maior transparência em seus atos, o Icprev realizou nesta semana apresentação dos investimentos, evolução do patrimônio do Icprev, além do cenário econômico. A reunião com os servidores foi conduzida por Ronaldo de Oliveira, que possui larga experiência na prestação de serviços de consultoria para o segmento dos investidores institucionais. Ele é bacharel em Estatística pela USP (Estatístico CONRE 3ª Região nº: 1.649), bacharel em Direito pela PUC/SP (Advogado OAB/SP nº 162.211), bacharel em Ciências Atuariais pela PUC/SP (Atuário IBA nº 2.207) e mestre em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI/USP).

“O Ronaldo é uma pessoa de muito conhecimento nas áreas financeira e atuarial. Suas explanações sobre a atual situação mundial, nacional sobre investimentos e RPPS são completas e de fácil entendimento. Uma palestra com muitos esclarecimentos e diretrizes para os servidores e canoinhenses”, afirma a presidente do Conselho Fiscal do Icprev, Jaqueline Wrublevski.

Para a presidente do conselho de administração do instituto, pedagoga Izane Pereira, “disseminar a educação financeira e previdenciária de seus segurados sempre foi um objetivo do Icprev. É primordial que saibamos fazer a gestão dos nossos recursos e fundamental saber como são realizados os investimentos do nosso instituto de previdência. Saber porquê o Icprev precisa investir as suas receitas, e que esta ação é profundamente estudada por seus gestores, pelo comitê de investimentos, pelo conselho de administração e fiscalizada pelo conselho fiscal, além é claro de atender a toda legislação estabelecida pelo Ministério da Previdência. Esse conhecimento pode tranquilizar os segurados em relação do como são aplicadas as contribuições feitas ao regime próprio de previdência. A assessoria financeira realizada pela LDB é um diferencial necessário para que tenhamos uma instituição qualificada no fornecimento de informações e nos auxiliando no acompanhamento da evolução patrimonial do ICPREV, diante do cenário econômico de 2023”.

Oliveira apresentou análise da carteira do Icprev e falou sobre a economia. Fez breve histórico sobre o cenário macroeconômico, avaliando a evolução da taxa de juros desde o ano de 2018 até os dias atuais e seus impactos na economia e investimentos. Apresentou também análise sobre as projeções para 2023 e 2024 das informações contidas no Boletim Focus do Banco Central.

Dissertou sobre o desafio para os Regimes Próprios de Previdência, que segundo ele, é o vultuoso passivo financeiro envolvido nos planos de custeio a longo prazo.

Explicou como a ferramenta ALM (Asset Liability Management) utilizada pelo Icprev auxilia na busca por uma otimização dos investimentos, visando o cumprimento da meta atuarial com o mínimo risco possível, demonstrando o que já foi feito na carteira e o que é indicado fazer.

Ronaldo também explanou o conceito de marcação a mercado (Mark to Market) e ilustrou como ela afeta os valores e gestão dos ativos ao longo do tempo.

Quem não conseguiu acompanhar presencialmente a apresentação, tem a oportunidade de ver a gravação no canal do Youtube do icprev, através do link: https://www.youtube.com/@icprev