ICPREV fecha o 1º semestre de 2020 com carteira de investimentos positiva.

O ICPREV, através do seu Comitê de Investimentos, fechou a rentabilidade de sua carteira previdenciária em 1,47% no primeiro semestre de 2020, após crise mundial sem precedentes.

Com grandes oscilações e volatilidade, o mercado de capitais foi fortemente impactado no primeiro semestre de 2020, pela pandemia do covid19, que após surgimento na China, se espalhou e gerou uma crise sanitária pela Europa e América, fechando indústrias, serviços e comércio em geral. Com isso, o mercado financeiro entrou em colapso, sendo o mês de março de 2020, um dos piores meses de toda a história dos mercados globais, devido a velocidade brutal da desvalorização de capitais.

O ICPREV, assim como a maioria dos RPPS do país sofreram as consequências, pois a crise resultou no fator chamado de risco sistemático, ou seja, que atinge todos os setores do mercado de ativos e não é passível de ser reduzido.

Através do Comitê de Investimentos, que analisa com muita cautela todas as informações e perspectivas do setor econômico, com o suporte das associações de RPPS, representantes de instituições financeiras e conteúdos de videoconferência, foram realizadas, dentro das regras estabelecidas pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho e Comissão de Valores Mobiliários, ações para mitigar outras perdas e também recuperar o patrimônio do ICPREV, ação essa chamada de gestão ativa.

O Comitê viu oportunidades que acabaram se concretizando nos meses subsequentes, e por conta disto, conseguiu fechar o semestre no positivo.

Os investimentos do Instituto no mercado financeiro, visam o longo prazo, sendo um grande auxiliar no pagamento da previdência de seus servidores, e a gestão de risco da carteira é essencial, principalmente em momentos de crise como passamos neste ano.